quinta-feira, 10 de maio de 2012



O significado da prece: “O pão nosso de cada dia nos daí hoje”

Reflexão do praticante Wilson Yasaka, muito interessante...


Geralmente alguns filósofos do oriente fazem chacota desta prece cristã, pois dizem que ela parece bastante infantil: “o pão nosso de cada dia nosdai hoje”- Jesus não podia pensar em outra coisa alem do pão nosso de cada dia? Mas essas pessoas nunca analisaram criteriosamente esta prece.
Jesus diz: Assim como seu corpo depende de oxigênio, vitaminas, sais minerais e água, todos os dias, sua alma também recebe nutrientes de Deus. Associando essa doação à filosofia budista podemos considerar que essa energia espiritual nos leva ao caminho da iluminação seria como opranayama hindu. Este é o seu pão nosso de cada dia, seu  nutriente diário. Todos os dias você recebe um quantum de energia espiritual. .Essaenergia pode ser usada para destruir ou criar. Se causar destruição, estará fazendo mal uso dela, será uma violência, uma profanação. Se usá-la de maneira criativa, ela se tornará um caminho até Deus, crescerá em você e o elevará às alturas, trazendo-lhe plenitude e satisfação.
Essa energia espiritual poderá ser usada para incrementar as fofocas, mexericos, ações nefastas de baixa moralidade, ou então usá-la para o amor, para o bem do próximo. A energia é a mesma, mas na sua utilização, você terá o livre arbítrio de escolha. Essa energia espiritual  é o diferencial entre os animais racionais e irracionais ,portanto o ser humano é ser privilegiado por Deus.
 Vivemos num clima interior de objeção, queixas, condenação e negação onde nada é bom, tudo está errado, deixando a vida repleta de insatisfações: as coisas deveriam ser assim, e não assado, levando tudo ao caminho da infelicidade. Muita energia é gasta nessa forma de objeção. E começamos querendo ajustar as coisas, mas a vida é curta e passageira e nada fica resolvido, simplesmente nos afogamos em nossa atividade braçal, deixando a vida espiritual nula.
energia espiritual que jorra sobre você é o que Jesus chama de “pão nosso de cada dia”. Se essa energia não for devidamente utilizada, mas esgotada em atividades inúteis e destrutivas, então... Deus continuará dando, e você continuará jogando fora, sem saber o que está jogando. Exatamente, como a parábola na qual o homem, que foi ao rio bem cedo para uma caminhada, tropeçou numa mala. Abriu-a e estava cheia de pedras. Sentando-se a margem do rio, começou por brincadeira, a jogar as pedras na água, vendo-as resvalando e deixando um rastro na superfície e afundando.
Aos poucos o dia foi clareando, e o sol nasceu. A ultima pedra ele deixou. Olhou para ela nesse momento, pois havia luz suficiente e começou a pular, bater no peito, chorando e proferindo palavrões. Algumas pessoas aproximaram-se e perguntaram o que estava acontecendo. Ele disse: “Isto é um diamante, joguei milhares fora durante uma hora, fiquei jogando sem saber o que eram. Pensei que fossem apenas pedras sem valor e só sobrou uma”.
Esse pobre homem ainda teve sorte pelo menos se conscientizou quando sobrou o ultimo diamante.
Usando erroneamente nossa energia criamos uma prisão em nossa volta; entretanto as portas da prisão estão sempre abertas, porque nenhum carcereiro está lá, exceto você mesmo. Você é a prisão, o prisioneiro e o carcereiro. Só temos que mudar nossas atitudes estúpidas habituais, onde a mesma energia que cria a prisão, cerceando nossa liberdade, é também a nossa única salvação.
Milhões de pessoas não tem consciência, nem no último estagio de vida e simplesmente continuam jogando fora a energia espiritual... Nascem, crescem e vivem uma atmosfera insipiente, banal e acabam morrendo amargurados na solidão do inferno... E jamais descobrem “o pão de cada dia”; o diamante que recebeu graciosamente de Deus durante todos os dias de sua existência, e não soube utilizá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário