sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Meditação/Yoga e Ansiedade ou "Os 2 tempos Ocultos"

Muito se diz que a prática de yoga e meditação melhoram a ansiedade das pessoas.
Refletindo sobre este tema resolvi encarar os porquês desta afirmação na minha própria prática (um bom hábito).

Pra falar de ansiedade é necessário falar de TEMPO: O primeiro paralelo que quero traçar é o do tempo VITAL - atavicamente, instintivamente, irracionalmente e inconscientemente temos um DNA biologicamente programado para findar algum dia, nossas células silenciosamente sabem que hora ou outra o tic tac vai parar. Este fato não é pouco porque essa informação (da morte) ronda nossa vida, pano de fundo do palco de todas as nossas ações, esta é a fonte "Ansiedade Maior" - pois todas as outras pequenas ansiedades decorrem desta uma. Esse tempo é o tempo das rugas, esse é o tempo em que embranquecem os cabelos, é o tempo que leva pra cicatrizar uma ferida, esse é o tempo que leva pra crescer uma criança, o tempo que leva pra se ter uma grande ideia, esse é o tempo que pra se aprender algo DE VERDADE, esse é o tempo que leva cada respiração, é o tempo que tem entre uma batida e outra do cuore.
O segundo paralelo que quero traçar é o do TEMPO CRONOLÓGICO, aquele que podemos ver no calendário, na agenda e no relógio. Este não tem nada de atávico nem inconsciente, é explícito - você atrasou 15 minutos! É segunda, terça quarta - "Bom Domingo pra você e sua família!". Neste tempo programamos uma viagem pra daqui a 6 meses, fazemos um financiamento da Caixa de 25 anos, nesse tempo batemos o cartão de ponto, nesse marcamos às 11:45 com alguém. É nesse tempo que podemos economizar tempo fazendo tarefas on-line, é esse o tempo que podemos  comprar ao contratar o serviço  de um funcionário e comprar o tempo de alguém.
E quando agente medita/faz yoga dá pra unir os 2 paralelos. E por isso que a prática auxilia sim, quem sofre (todos nós!).
com amor,
Marcela Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário