terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Você vem e tira os sapatos...




Torna-se um ritual, você vem, tira os sapatos e quando tira os calçados já é um alívio porque
o contato com o natural começa a se fazer presente. Diversos males podem ser curados só pelo fato de respirarmos com consciencia, sentir a terra e a si.
Um aspecto muito importante que o praticante experimenta ao iniciar a prática é que ele vai entender com clareza o que é a sua energia pessoal e como ela se perturba facilmente. Todos os fatores: fome, raiva, cansaço, alegria, torpor, etc… todos afetam nossa energia. E quando digo afetar não estou dizendo que seja ruim ou bom pois estamos sempre mudando, tudo está sempre mudando, não é uma questão de julgar se é bonzinho ou malzinho. Só estou dizendo que ao praticar yoga e principalmente meditação com frequência (que é a parada cronologicamente marcada do fluxo de atenção ao campo externo) você começa a perceber se está bem hoje ou não pra tomar uma decisão importante na sua vida: como devo me mudar de casa? como iniciar uma relação ou terminar uma? mudar de atividade profissional? até coisas menores como : devo ir ou não a um local? devo falar ou ouvir? etc…
Como nos sentimos bem com a prática ?
Eliminando excesso energético ou restaurando energia gasta através das posturas que trabalham  em nós os elementos – água, terra, ar e fogo para chegarmos a………… nenhuma postura que é a meditação.
A meditação é nenhum elemento, nenhuma postura.
É como domar um cavalo, a primeira vez que vamos a uma aula de yoga sentimos tudo estranho, no início desconfortável, esquisito, mas depois quando sentimos o bem estar provocado por ela começamos a ter um relacionamento, um relacionamento conosco –  Você conseguiria amar alguém que não conhece, não se relaciona?
Então como como podemos nos amar, amar nosso corpo, nosso espírito se não dedicamos alguns momentos por semana?
Pelo fato de observar a energia interna e seu movimento de expansão, retração, fluidez, queda ou ascensão vai se dando o famoso AUTOCONHECIMENTO e por ele, o conhecimento mais profundo dos outros seres e de todo o ritmo da própria natureza (mesmo que você more numa cidade grande como São Paulo, porque aqui ainda chove, ainda faz sol, ainda venta, apesar de tanta interferência humana).
Assim, atingindo seu o microcosmo você se aproxima do próprio macrocosmo que é inversamente proporcional na célula e na galáxia.
.
.
.
.
.
.
Marcela Maia é criadora do método de Meditação em 12 Passos e gosta de ver a chuva cair com força.

Nenhum comentário:

Postar um comentário