sábado, 9 de junho de 2012




Yoga, Mídia e Felicidade

O mercado de felicidades está aberto 24 horas por dia com diversas ofertas, umas mais caras, muitas tentadoras, outras instantâneas, outras mais longínquas, umas em promoção, outras impositivas, umas insanas, outras satisfatórias, algumas verdadeiras. Mas todas enlatadas. No meio desse carrossel de “kali yuga” estamos nós! Aqui praticando yoga!

Sou professora de yoga em São Paulo e me flagro na questão: yoga x felicidade midiática. Dos mil e um tratados da primeira e da segunda, quero propor um cardápio de felicidade diferente para o praticante - um que seja montado por ele mesmo.

Não é tarefa tão fácil assim descobrir o que é felicidade para você de verdade, existem tantas respostas prontas, tantas fórmulas mágicas que nos deixam tontas. Mas yoga é observação de si mesmo. A relação de mundo interno e externo todo tempo.

Sacar o efeito que cada alimento te traz e montar uma lista de experiências disso, perceber quais sensações trazem um dia de lazer em um parque ou num outro lugar, e das frases que você mesmo repete, e das amizades que você tem, a impressão das conversas, dos programas de TV o que todas essa impressões causam a você, escrevendo-as num papel, e das pequenas atitudes como arrumar a casa enfim... montar um caleidoscópio de impressões.

A idéia do Samkhia é eliminar o sofrimento a partir da idéia de que a vida é feita de  sofrimentos diversos, então yoga como filosofia de vida, deve ter atenção à isso. Nem sempre se pode evitar as impressões ruins, mas conhecê-las é importante para poder proteger-se em dharana (abstração dos sentidos) ou para suportá-la com tapas (disciplina), ou para curti-la com santosha (alegria), enfim para formar o seu cardápio pessoal e intransferível do que seria a sua experiência pessoal de felicidade ou o mais próximo disso.

Um cardápio único porque cada pessoa é diferente, cada organismo é diferente, a dieta que funciona para mim não funciona pra ele, e ainda saber que esse cardápio deve ser destruído, fluidamente modificado e renovado constantemente, já que as verdades sólidas demais petrificam até as articulações... Este cardápio de felicidade que é mutante assim como a vida que é mutante também deveria servir como guia para encontrar a chave única de conexão com seu Yoga, já que a felicidade não pode estar associada a produtos, bens, situações e sim ser intrínseca `a sua essência, o que se traduziria em sânscrito por ananda (bem-aventurança).

Namaste

Nenhum comentário:

Postar um comentário